O Brasil é o quarto país com a maior população de pets do mundo, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Neste cenário, a identificação dos animais de estimação se torna cada vez mais importante. O serviço do registro de pet é oferecido em cartórios de Registro de Títulos e Documentos e pode auxiliar os donos neste desafio de mantê-los em segurança.

Lançado no país em agosto de 2017, o PetLegal consiste na emissão de uma certidão de registro para os animais de estimação. O objetivo é reunir o maior número de informações possíveis como porte, raça, cor e idade, além de foto. Com posse desse documento, a identificação em caso de fuga ou roubo é facilitada. Outro ponto importante é a descrição do tutor do pet, agilizando disputas em casos de guarda.

O serviço está disponível nos cartórios de Registro de Títulos e Documentos de diversas cidades do estado. A lista com os ofícios extrajudiciais do estado do Ceará pode ser encontrada no site da Anoreg-CE. 

O PetLegal é uma iniciativa do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (Irtdpj/brasil) em parceira com os Institutos regionais.

Como posso fazer?

O registro de pet em cartório pode ser feito de maneira prática e rápida, para isso, é importante seguir os passos abaixo:

1 – Verificar se há um cartório de Registro de Títulos e Documentos da sua cidade realizando o procedimento;

2 – Em seguida, o dono deve comparecer ao ofício com RG, CPF e comprovante de residência, além da foto, caso ela não seja feita no cartório.

*Se o animal tiver certificado de pedigree, ou outro documento, como carteira de vacinação, é importante levar.

3 – A certidão trará o nome e o sobrenome do animal escolhido pelo tutor. 

 

Para mais informações entre em contato conosco clicando nesse link ou do canal de sua preferência.

Aproveite e acesse nosso blog para conhecer mais sobre nossos serviços e como eles podem te ajudar e proteger você e sua família.